domingo, 12 de junho de 2016

DIA 2 (27/06/2016) - Araguaina-São Miguel do Araguaia

O trecho

Hoje foram 780 km entre Araguaína-TO e São Miguel do Araguaia-GO. Saímos às 08:00 com o céu meio nublado e aparentando chuva. Mais à frente, entretanto, veio o calor e nada de chuva. Na BR-153, transita muito caminhão e todo o cuidado era necessário. O asfalto estava bom, com algumas irregularidades, mas sem buracos. O objetivo do dia era dormir em Uruaçu-GO, mas...



Lu e a moça do R, as minas do trecho

Em Pugmil-TO, paramos pra reabastecer as motos e fazer um pequeno lanche, uma vez que, nessas viagens, almoçar está fora de questão. Próximo à lanchonete havia uma farmácia e a atendente me perguntou pra aonde estávamos indo. Falei que iríamos dar uma voltinha ali pelo Peru, Bolívia, etc. Ela imediatamente puxou o celular e pediu pra que eu repetisse a história pra colocar em seu snapchat. Não contei conversa e imediatamente comecei a narrar de onde éramos e para aonde estávamos indo. Só esqueci que no snapchat os vídeos são curtos. Mesmo assim, saiu. Quando ela falou em snapchat, lembrei-me logo de quem, de quem? @thaynaraog. Contei-lhe que era amicíssimo dela e éramos vizinhos. Ela arregalou os olhos e disse:
- Sério?
Como eu não sei mentir, desmenti.
- E o que você faz?
- Eu...eu...vendo livros - titubeando na resposta. Mas como não sei mentir, contei-lhe que era engenheiro eletricista, que trocava lâmpada queimada, consertava tomada, essas coisas. Ela sorriu. Muito simpática a Lu. Era a dona da farmácia.

Lu da farmácia

Continuamos a tocada e, próximo a Alvorada, paramos novamente para abastecer. Enchi o tanque e o frentista me deu a nota para pagar no caixa. Ao chegar no caixa, a moça disse:
- Boa tarrrrrrrde.
Eu achei engraçado e pedi-lhe que repetisse o "boa tarrrrrrrde". Ela, meio envergonhada, não quis repetir. O rapaz do posto emendou:
- Tá vendo? não sou só eu que acho estranho esse teu sotaque.
Ao que respondi: -E esse sotaque não é daqui não?
E o rapaz: - É não. Ela é do Mato Grosso.
Aí entrei na brincadeira: - acho que é por que lá tem muita porrrrrta, porrrrrrrteira pra abrir e ela se acostumou a puxar esse erre. - Rimos todos.
-Sou de Campo Verde. - Disse ela.
-Eu vou passar por lá. - Respondi. - Você quer que eu dê algum recado?
-Não, só dê uma pisa no meu ex-marido. - retrucou ela.

A moça do sotaque que estica o R


Mudança de rota



Neste mesmo posto da moça do R, começamos a conversar com algumas pessoas enquanto lanchávamos. Dissemos que iríamos dormir em Uruaçu-GO e depois seguir pro Mato Grosso, passando por Barra do Garças. Um senhor estranhou e disse que tinha um caminho muito mais curto e bom de rodar, via São Miguel do Araguaia. Iríamos encurtar a viagem em aproximadamente 300 km. Fui no GPS, reorganizei a rota e seguimos pra lá. A estrada era ótima, com alguns buracos desviáveis, que não comprometeram a viagem. Chegamos a São Miguel por volta de 18:00

A caminho de São Miguel do Araguaia

Nos instalamos no Executivo Palace Hotel. Fomos atendidos por D. Flávia que nos recepcionou com muita simpatia. Disse que a diária estava em promoção. Mostrou-nos até a tabela. De R$ 150,00 individual, cobrou-nos R$ 59,00. Depois, perguntei onde poderíamos comer um peixe. Ela nos orientou e fomos bater no Teteco's Restaurante. Lá, D. Elba nos recomendou o Pirarucu à Belle Meunière. Muito gostoso o peixe. Recomendo. Enfim, valeu a pena a mudança de rota.

Pirarucu à Belle Meunière

D. Elba

Até a próxima, galera.




Nenhum comentário:

Postar um comentário